14/08/2009

Ou há fortalecimento ou decomposição — não há possibilidade de uma terceira condição». 37


É difícil expressar minha dor. Vejo outra vez que a decomposição interior continua sua caminhada terrível. Vejo que a consciência de alguns cooperadores não cresce, e os tesouros do Ensinamento são aceitos como palavras vazias. Na verdade, é a adversidade interior que é tão fatal.
«Vocês podem ganhar todos os litígios, encontrar novos amigos, mas esta corrupção interior pode afastar seu melhor amigo. Quando há muita pimenta no ar, as pessoas começam a espirrar. O imperil pode espalhar-se do mesmo modo. Vocês já viram muitas vezes como se passaram os novos acontecimentos, mas deve-se compreender como lidar com eles. Portanto, finalmente, vocês devem compreender como o imperil é infeccioso. Vocês não podem tratar a decomposição levianamente. Este processo é tão contagioso quanto a lepra. Ou há fortalecimento ou decomposição — não há possibilidade de uma terceira condição».
Quem escolheria a decomposição para si? Atualmente, os acontecimentos estão se sucedendo a uma velocidade tão fantástica que é impossível permanecer nos primeiros degraus. Diz-se: «Não podemos sugerir o fortalecimento pela força. Nem podemos nos salvar da lepra pela força, nem podemos pela força afastar o imperil. Amizade não é coerção. Vós não podeis impelir coercitivamente o coração a crescer, pois só se pode utilizar o jardim belo através de ações belas. A difamação da Hierarquia é irreparável». Conhecendo esta lei, fico desesperada por não poder ajudar em nada, pois o que posso fazer, se nem mesmo as palavras do Guru são aceitas? Como posso esperar que o desejo do meu coração, intenso e apaixonado, alcance suas almas endurecidas e suas consciências nubladas? É terrível pensar que as fileiras diminuirão e que alguém ficará terrivelmente só, que o pior privilégio da aproximação da Luz pode ser abandonado por causa de terrível egoísmo, este eterno inimigo da Luz! E pensar que isso pode acontecer após 12 anos de discipulado! Além da destruição pessoal, a desarmonia interior pode resultar na destruição de todo o trabalho! O perigo terrível é que, em vez de aspirar ao mais importante — na nossa construção cultural que nos mantém juntos — acostumar-nos-emos a nos ocupar com assuntos triviais, discórdias, ofensas, invejas. Como podemos guardar todas as nossas posições? Como podemos esperar sermos bem sucedidos? Os amigos não se afastarão de nós se sentirem a atmosfera poluída?
Sinto que tenho de citar outra página triste:
«É necessário aprender a não desperdiçar o trabalho. As mentes obstruídas negligenciam os assuntos principais. Observai como as duas cartas que recebestes estão vazias de conteúdo essencial. Não culpo tanto aqueles que as escreveram quanto os que causaram a obstrução. Tal negligência das coisas mais importantes é fatal. Uma pessoa que confunde seu irmão o corrompe. Ela tampouco fará sua vida feliz; sua vida será escura porque sua consciência está desviada do essencial. Discernir o que é essencial e concentrar-se nele significa estar no caminho da vitória. Mas perder o caminho significa tornar-se um peso para os que estão perto de vós. A diferença entre o mais e o menos importante deve ser o teste que todos devem ter claro na consciência. Ninguém tem o direito de ferir o coração do outro, nem mesmo causar uma dor de cabeça, enquanto tesouros insubstituíveis estão passando! As pessoas não consideram insubstituível o que elas não notam».
Para aqueles que estão cheios de dúvida e sentindo falta de firmeza, sugiro que copiem dos livros do Ensinamento tudo sobre dúvida, instabilidade e suspeita. Hoje em dia, há um número particularmente grande destes reais servidores das trevas. É muito útil ter à mão as definições de todos estes vícios odiosos e reler com freqüência sobre eles.
Embora uma união meramente formal não seja muito elevada, é melhor do que nada. A natureza animal de um homem é uma combinação de hábitos. Portanto, pela auto-observação é possível criar certos hábitos bons. Finalmente, vocês acenderão uma pequena chama em seus corações e, então, este processo de longa tortura de cultivar bons hábitos poderá transformar-se em uma iluminação momentânea e alegre de suas consciências. E, uma vez mais, eu lhes peço que sejam honestos com vocês mesmos. Mentir para si mesmo é o pecado mais terrível. Fere a consciência e leva à chamada morte do espírito.

Nenhum comentário: